Dados do Trabalho
Título
SINDROME DE MEARES-IRLEN: UMA REVISAO DE LITERATURA
Introdução
A Síndrome de Meares-Irlen (SI), também conhecida como síndrome de sensibilidade escotópica, é definida por dificuldade de leitura e distorção visual, prejudicando a aprendizagem. Por isso, a maioria dos diagnósticos ocorrem durante a fase escolar. No entanto, os sintomas da SI são semelhantes aos da Dislexia, o que dificulta um diagnóstico rápido e definitivo. Sobre o tratamento, ainda há muitas controvérsias, as lentes coloridas, denominadas overlays, fizeram com que muitos pacientes se sentissem melhor, no entanto, não há eficácia comprovada.
Métodos
Essa revisão de literatura é baseada em dados das plataformas PubMed, LILACS e SciELO. O método de pesquisa foi procurar as palavras “Syndrom” AND “Irlen” no PubMed e “Síndrome de Irlen” nos outros bancos de dados. Ao total, 9 artigos foram selecionados e, como critério de inclusão, utilizamos o ano das publicações, sendo escolhidas as mais recentes (2005-2019).
Resultados
Pesquisas sugerem benefícios, como aprimoramento na velocidade de leitura e conforto visual1,3, outras questionam sua eficácia devido a variáveis individuais, ambientais e problemas na seleção de participantes9. Nota-se ainda a relação entre a SI e a dislexia, pacientes disléxicos podem se beneficiar do tratamento com lentes coloridas8. No entanto, alguns autores discordam da prescrição das lentes coloridas devido a preocupações com a seleção dos participantes e a avaliação diagnóstica9.
Conclusões
Conclui-se que a SI tem um impacto negativo no desenvolvimento cognitivo das crianças devido a distorções visuais, sensibilidade à luz e fadiga ocular, sendo a dificuldade na leitura seu principal sintoma. O diagnóstico é multifacetado, baseado no estresse visual, nas distorções visuais e na melhoria da velocidade de leitura com o uso de sobreposições coloridas. No entanto, após o diagnóstico, surge outra questão: não há consenso sobre a eficácia do tratamento para essa síndrome.
Palavras Chave
“Síndrome de Irlen” ; "sensibilidade escotopica"; "avaliação diagnostica"
Arquivos
Área
OUTROS
Categoria
ALUNO DE GRADUAÇÃO
Instituições
União das Faculdades dos Grandes Lagos(UNILAGO) - São Paulo - Brasil
Autores
VITÓRIA THOMAZ DA SILVA, ISADORA KENNES ROJÃO, HENRIQUE RODRIGUES CASTRO QUEIROZ, MATEUS G D PAULA, THAÍSSA FALOPPA DUARTE, THAIS TIRAPELLI TANIOS