Dados do Trabalho
Título
MELANOMA MALIGNO CONJUNTIVAL ULCERADO DE PADRAO NODULAR: RELATO DE CASO
Introdução
O melanoma de conjuntiva é uma neoplasia rara que afeta a mucosa ocular e palpebral. O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento adequado e um prognóstico favorável. No entanto, pode ser desafiador diferenciar lesões melanocíticas benignas de lesões malignas, devido a sua aparência clínica semelhante em alguns casos.
Métodos
N.L.D.S., 79 anos, masculino, pardo, procurou serviço oftalmológico devido a incomodo ocular persistente e aparecimento de nodulação hiperpigmentada em região peri-limbar nasal de olho direito. Apresentava histórico de provável nevus melanocítico, sem acompanhamento desde a infância , nunca antes biopsiado. Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual na melhor correção de 20/50 em olho direito e 20/40 em olho esquerdo, pseudofácico em ambos os olhos. A pressão intra-ocular encontrava-se normal em ambos os olhos. A fundoscopia ocular direita apresentava imagens de atrofia de coroide em periferia, assim como uma lesão hiperpigmentada em regiao temporal, já a esquerda sem alterações. Realizado biópsia excisional da lesão melanocítica conjuntival com margens de segurança de 5 mm e crioterapia no local, a qual evidenciou a presença de melanoma maligno ulcerado de padrão nodular. O paciente foi encaminhado para o serviço de oncologia para seguimento do caso.
Resultados
O melanoma de conjuntiva é um tumor maligno que resulta da transformação de melanócitos e nevus. É mais frequente em indivíduos idosos com idade média variando de 55 a 70 anos, caucasianos e com maior exposição aos raios ultravioleta. A taxa geral de mortalidade encontra-se entorno de 25%. O caso em questão, demonstra um melanoma, in situ primário, de provável malignização secundária à um nevus de conjuntiva.
Conclusões
Este relato de caso destaca a importância do acompanhamento clínico oftalmológico cuidadoso e da avaliação histopatológica em pacientes com lesões melanocíticas suspeitas.
Palavras Chave
Melanoma de conjuntival; Tumor de conjuntiva; Nevus conjuntival.
Arquivos
Área
DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CÓRNEA
Categoria
RESIDENTE OU FELLOW
Instituições
Hospital Santo Amaro - São Paulo - Brasil
Autores
DIEGO COSTA DE FREITAS, ALEXANDRE XAVIER COSTA, ANA PAULA FARIAS, MUNIK BANNACH, THAMIRES IESI, THIAGO PERUSSOLO