Dados do Trabalho
Título
COMMOTIO RETINAE SECUNDARIO A UM TRAUMA CONTUSO POR BOLA DE FUTEBOL. UM RELATO DE CASO
Introdução
Trauma contuso é uma importante causa de morbidade ocular e corresponde a 51% a 66% das lesões oculares O trauma ocular contuso envolvendo o segmento posterior geralmente implica em mau prognóstico associando-se a buraco macular traumático, rupturas de retina, ruptura de coroide, subluxação de cristalino, hifema, fraturas orbitais, glaucoma tardio, catarata tardia e atrofia coriorretiniana generalizada. Deseja-se aqui descrever um caso de commotio retinae com suas características clínicas e de imagem em um paciente que sofreu trauma contuso no olho direito por bola de futebol e posterior conduta.
Métodos
Relato de caso de trauma ocular contuso envolvendo o segmento posterior através de estudo observacional, descritivo e retrospectivo de um paciente atendido no Serviço de Urgência do Hospital Oftalmológico de Brasília com queixas de visão turva e dor no olho direito após trauma ocular fechado recente com bola de futebol.
Resultados
O caso apresentado mostrou com dados clínicos e com exames de imagem, o quanto se deve investir em uma investigação bem realizada de um trauma contuso ocular O exame de fundoscopia indireta revelou opacificação branco acinzentada brilhante da retina neurossensorial com hemorragias intrarretinianas O reflexo do fundo branco em oposição ao vermelho comum. Os sinais da tomografia de coerência óptica (OCT) incluem aumento da refletividade e da espessura da zona elipsoide e das camadas internas da retina.
Esse relato de caso dá voz à epidemiologia da comoção retiniana, que varia de 30% a mais de 90% em associação com trauma ocular, frequência essa, maior no adulto jovem do sexo masculino na proporção de 4:1 em relação ao sexo feminino.
Conclusões
Conclui- se que a conduta no trauma contuso envolvendo o segmento posterior deve ser adotada de acordo com as manifestações clínicas apresentadas. Não existe tratamento médico aprovado ou comumente usados para commotio retinae. No entanto, em casos que não se resolvem espontaneamente, foi demonstrado que esteroides intravenosos em altas doses reduzem o inchaço da retina e melhoram a acuidade visual. A realização de um acompanhamento por um tempo mais prolongado e próximo do paciente se faz necessária.
Palavras Chave
Oftalmologia, trauma contuso ocular, maculopatia traumática, commotio retinae
Arquivos
Área
RETINA
Categoria
RESIDENTE OU FELLOW
Instituições
HOSPITAL OFTALMOLÓGICO DE BRASILIA - Distrito Federal - Brasil
Autores
EDUARDO JOSE RODRIGUES GARBELOTI , FLAVIO DE FARIA VALE REZENDE , LUCIANA DE SÁ QUIRINO MAKARCZIK