Dados do Trabalho
Título
DETECÇAO PRECOCE DE DEFICIENCIA VISUAL EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR E NA PRIMEIRA INFANCIA
Introdução
Este trabalho tem como objetivo prevenir e detectar deficiências visuais em crianças de 0 a 15 anos. Haja vista o grande número de crianças com ametropias e outras doenças oculares não diagnosticadas no Brasil. Foram realizados atendimentos de crianças no ambulatório de oftalmologia pediátrica do serviço de oftalmologia do Hospital Universitário da Região da Campanha (URCAMP) e Clínica Oftalmológica Visar, com o intuito de diagnosticar ametropias e outras doenças oculares.
Métodos
Trata-se de estudo de corte transversal, com crianças de ambos os sexos, da rede de pública de saúde examinados entre 2022 e 2023. Foram realizados os exames de ceratometria, refração e acuidade visual com o uso da Escala de Snellen em todos os pacientes e, naqueles em que houve indicação, foram realizados topografia, retinografia, entre outros exames.
Resultados
Foram avaliadas 530 crianças, provenientes do mutirão de atendimentos. As alterações oculares mais identificadas foram erros refrativos (334 casos) com predomínio da miopia, astigmatismo, seguido da hipermetropia. Das doenças oculares, as mais frequentes foram o estrabismo, catarata congênita, alterações na retina e ambliopia.
Conclusões
O estudo identificou que a alteração ocular mais encontrada nas crianças foi o erro de refração. Haja vista que o erro refrativo quando não corrigido pode levar a diversos problemas além da ambliopia (como problemas na socialização). É imperativo prevenir e dar atenção aos sinais de dificuldade em casa e na escola. Dessa forma, os pais têm papel fundamental nesta avaliação diária. Resumindo, os achados desse estudo demonstram que o diagnóstico precoce das alterações oftalmológicas na infância nos dá a oportunidade de prescrever óculos para tratar as ametropias (prevenindo a ambliopia) e melhorando a qualidade de vida das crianças.
Palavras Chave
deficiência visual, precoce, primeira infância.
Arquivos
Área
OFTALMOPEDIATRIA
Categoria
OUTROS
Instituições
Departamento de Oftalmologia do Hospital Universitário da Região da Campanha (URCAMP) e Clínica Oftalmológica VISAR - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
RENATA VITRAL COSTA DOMINGUES, RENATA VITRAL COSTA DOMINGUES, MARCELO NIEMIEC TEIXEIRA, MARCELO NIEMIEC TEIXEIRA, MANUELA CORREA DOS SANTOS REIS, MANUELA CORREA DOS SANTOS REIS